O Sistema de Informações da República Portuguesa proporciona aos seus funcionários diferentes carreiras:
- Oficial de Informações
- Oficial Adjunto de Informações
- Técnico Superior de Apoio à Atividade de Informações
- Técnico Adjunto de Apoio à Atividade de Informações
- Técnico de Segurança de Apoio à Atividade de Informações
- Auxiliar de Apoio à Atividade de Informações
Todas elas abrangem funções diversas:
Análise
Recolha, análise, tratamento, avaliação e difusão das informações necessárias para garantir a segurança de Portugal e promover os interesses políticos, económicos, industriais e estratégicos.
Operações
Recolha de informação através de atividades que exigem meios, procedimentos ou técnicas operacionais especializadas.
Tecnologias da Informação
Fornecimento dos serviços de Tecnologia da Informação e da Comunicação necessários para o desempenho da organização e para garantir sistemas de segurança. São posições ligadas à pesquisa, planeamento, desenvolvimento, gestão, implementação, manutenção e regulação desses sistemas.
Segurança
Garantir a segurança das instalações, pessoal, materiais e informação classificada. São responsáveis por prevenir e neutralizar qualquer ameaça interna ou externa contra a organização.
Serviços estruturais
Especialistas nas áreas de recursos humanos, logística, gestão, finanças, secretariado, mecânica, manutenção, saúde e assuntos jurídicos, serviços vitais para a atividade do SIRP.