Técnico Superior de Apoio à Atividade de Informações – Gestão de Recursos Humanos
Texto de Introdução
SIRP recruta para a carreira de Técnicos Superiores de Apoio à Atividade de Informações.
Categoria/Carreira Profissional
Técnico Superior de Apoio à Atividade de Informações.
Referência
RH25920
Perfil Funcional
Especialistas na área de recursos humanos, um dos serviços estruturais para a atividade do SIRP.
Descrição da Função
Desempenha funções estratégicas e operacionais na gestão integrada dos Recursos Humanos do SIRP. A sua atuação abrange o planeamento, execução e acompanhamento de processos relacionados com o recrutamento e seleção, SST, avaliação de desempenho e gestão de carreiras. Participa na definição de políticas e procedimentos que promovam a valorização dos recursos humanos, assegurando o cumprimento da legislação aplicável e das orientações internas. Presta apoio aos dirigentes em matérias de enquadramento jurídico-laboral, relatórios e planos de atividades e na produção de indicadores de gestão que apoiem a tomada de decisão. A sua intervenção contribui para a eficiência organizacional, a motivação dos funcionários e a construção de ambientes de trabalho mais equitativos, transparentes e orientados para o serviço público.
Requisitos Obrigatórios
- Ter nacionalidade portuguesa;
- Ter idade superior ou igual a 21 anos e inferior a 41 anos;
- Estar habilitado, no mínimo, com licenciatura;
- E os restantes constantes no artigo 62.º da Lei n.º 9/2007, de 19 de fevereiro, na sua redação atual.
Requisitos Fundamentais
- Conhecimentos comprovados da legislação laboral e do regime jurídico da função pública (nomeadamente a LTFP, SIADAP, Código de Trabalho);
- Domínio das ferramentas informáticas de uso comum, em especial Microsoft Office e plataformas de gestão de pessoal;
- Bom domínio da língua inglesa;
- Orientação para o serviço público;
- Orientação para a segurança;
- Sentido de responsabilidade, sigilo e ética profissional;
Requisitos Preferenciais
- Licenciatura, Mestrado ou grau superior nas áreas de:
- Gestão de Recursos Humanos;
- Psicologia do Trabalho e das Organizações;
- Sociologia;
- Direito;
- Administração Pública.
- Experiência profissional prévia no desempenho de funções em gestão de carreiras, recrutamento e seleção;
- Conhecimentos práticos de sistemas de gestão de RH;
- Formação complementar em avaliação de desempenho, recrutamento e seleção;
- Experiência ou formação em Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho;
- Orientação para a mudança e inovação;
- Orientação para a colaboração;
- Orientação para os resultados;
- Análise crítica e resolução de problemas;
- Gestão do conhecimento;
- Comunicação;
- Iniciativa;
- Organização planeamento e gestão de projetos.
Fim do prazo da receção de candidaturas
2 de Dezembro de 2025