SIS vai ter uma nova sede no Porto
Protocolo assinado esta quarta-feira entre o o SIRP e a STCP vai permitir substituir as instalações inauguradas em 1989
O Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) e a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) assinaram, esta quarta-feira, 1 de outubro, um protocolo com o objetivo de encontrar uma nova localização para a Delegação Regional do Serviço de Informações de Segurança (SIS) no Porto.
Na ocasião, o Secretário-Geral do SIRP, embaixador Vítor Sereno, salientou que este protocolo permitirá melhorar significativamente as condições em que o SIS exerce a sua atividade, uma vez que as atuais instalações datam de 1989. “Hoje, no Porto, estamos a escrever mais uma página de história do SIS e de Portugal”, afirmou. Vítor Sereno aproveitou ainda para deixar um agradecimento especial ao Presidente da Câmara do Porto, Dr. Rui Moreira, e à Presidente da STCP, Dra. Cristina Pimentel pelo esforço em encontrar uma solução para um problema que se arrastava há vários anos.
Por sua vez, o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que o protocolo com o SIRP representa “uma forma virtuosa que a cidade encontra para corresponder às necessidades do Serviço de Informações de Segurança no Porto”.
Marcaram ainda presença na assinatura do documento o conselho de administração da STCP, assim como acionistas representativos dos seis municípios que integram a empresa e o diretor do SIS, Adélio Neiva da Cruz.
A presidente da STCP, Cristina Pimentel, salientou que “este protocolo é também uma forma de afirmar o papel da STCP na vida da cidade e da Área Metropolitana do Porto, contribuindo para que estruturas essenciais, como o SIS, disponham de melhores condições para desenvolver a sua missão junto da comunidade”.