Seminário Intelligence e Novas Tecnologias
Na Universidade de Coimbra, o embaixador Vítor Sereno salientou o impacto significativo das novas tecnologias nos Serviços de Informações.
O Secretário-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), embaixador Vítor Sereno, participou no seminário “Intelligence e Novas Tecnologias” organizado pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Numa intervenção centrada no impacto das novas tecnologias nos Serviços de Informações, o Secretário-Geral do SIRP afirmou que elas têm um impacto significativo em múltiplas dimensões – política, militar e de segurança – para as quais o Estado e a Sociedade devem estar preparados.
De acordo com Vítor Sereno, do ponto de vista das Informações, as novas tecnologias devem ser analisadas de duas perspetivas distintas mas complementares: uma geopolítica e estratégica; outra de segurança. Ambas levantam preocupações.
O Secretário Geral do SIRP terminou a sua intervenção com um apelo à reflexão, uma vez que este é um tema em constante evolução.
“Deixo-vos com duas reflexões:
– Primeiro, temos de, coletivamente, explorar a dimensão global e estratégica das novas tecnologias e o papel que as organizações multilaterais podem desempenhar na sua regulação responsável.
– Em segundo, não podemos ignorar a dimensão securitária, nem a necessidade de adaptação legislativa e de capacidade de enfrentar ameaças assimétricas.
Não podemos esquecer que nem todos os atores jogam de acordo com as mesmas regras e que a força das nossas democracias não reside na tecnologia que possuímos mas nos valores que guiam a forma como a usamos.
Enquanto estamos nesta universidade com 735 anos — onde o pensamento sempre precedeu o poder —, lembremo-nos: o futuro não pertencerá àqueles que dominam a tecnologia, mas àqueles que se dominam a si mesmos.”
O evento contou ainda com intervenções do Professor Markus Löffelmann (na foto, à direita), da Hochschule des Bundes für öffentliche Verwaltung (Alemanha) e da Professora Wanda Nocerino (a segunda, à direita), da Universidade di Foggia (Itália).
A organização do seminário esteve a cargo da Professora Susana Aires de Sousa (ao centro) e do Dr. João Narciso (à esquerda), no âmbito do grupo de investigação do Instituto Jurídico “Sociedades Técnicas”. Este Ciclo de Seminários pretende explorar temas abordados pelos alunos de doutoramento na sua investigação, promovendo o debate entre académicos e especialistas na matéria.


