Realizou-se esta quinta-feira, 19 de fevereiro, no Forte D. Carlos I, a reunião do Conselho Consultivo do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), o órgão responsável pelo aconselhamento do Secretário-Geral na tomada de decisões relativas ao exercício das suas competências, nomeadamente quanto à articulação do SIRP com as Forças Armadas, organismos de informações militares, responsáveis pela política de defesa e pela política externa e forças e serviços de segurança.

Durante a manhã reuniu-se o Conselho Consultivo do SIRP/Serviço de Informações de Segurança. À tarde, o Conselho Consultivo do SIRP/Serviço de Informações Estratégicas de Defesa.

Foram dois momentos de trabalho exigente, focados na análise do contexto estratégico atual, na avaliação de prioridades e na articulação com as entidades parceiras que integram este órgão. Queremos deixar uma palavra de reconhecimento institucional a todas as entidades representadas (no formato SIS, o Sistema de Segurança Interna, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Polícia Judiciária, Agência para a Integração Migrações e Asilo, e no formato SIED, a Direção Geral de Política Externa, Direção Geral de Política de Defesa Nacional e Centro de Informações e Segurança Militares), pela qualidade das intervenções, pelo espírito de cooperação e pela responsabilidade com que encaram o contributo para o reforço do SIRP.

Continuaremos a trabalhar para garantir serviços de informações modernos, credíveis e plenamente alinhados com as exigências do Estado de direito democrático.