O Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) tutela os Serviços de Informações que produzem as informações necessárias à prevenção das ameaças à segurança interna e externa, à manutenção da unidade e integridade do Estado de direito democrático e à salvaguarda da independência e dos interesses nacionais. Superintende, ainda, as Estruturas Administrativas Comuns de Apoio ao SIS e ao SIED.
Desde 2004 que o SIRP é liderado por um Secretário-Geral, dependente diretamente do Primeiro-Ministro e equiparado, para todos os efeitos legais, a Secretário de Estado (exceto para efeitos de nomeação e exoneração).
Organograma
O Primeiro-Ministro
- Mantém informado o Presidente da República acerca de assuntos do SIRP, diretamente ou através do Secretário-Geral;
- Preside ao Conselho Superior de Informações;
- Nomeia e exonera o Secretário-Geral do SIRP;
- Nomeia e exonera, ouvido o Secretário-Geral, o Diretor do SIS e o Diretor do SIED;
- Controla e orienta a atuação dos Serviços.
O Secretário-Geral
- Orienta, conduz, inspeciona, superintende e coordena a atividade do SIS e do SIED, das estruturas comuns e dos centros de dados para assegurar o cumprimento dos objetivos e prioridades definidas superiormente;
- Preside aos conselhos consultivos do SIRP;
- Dirige as relações internacionais dos Serviços;
- Aponta caminhos para reflexões estratégicas ou para novas áreas de interesse e conjuga e harmoniza as diferenças e diferentes perspetivas dos Serviços de Informações.
O SIS
- Produz as informações necessárias à salvaguarda da segurança interna e à prevenção da sabotagem, do terrorismo, da espionagem e à prática de atos que, pela sua natureza, possam alterar ou destruir o Estado de Direito constitucionalmente estabelecido.
O SIED
- Produz as informações que contribuam para a salvaguarda da independência nacional, dos interesses nacionais e da segurança externa do Estado Português.
As Estruturas Comuns
- Fornecem todo o apoio necessário ao nível da gestão administrativo-financeira e de pessoal, formação e recursos humanos, tecnologia de informação e segurança para garantir a concretização dos objetivos e prioridades definidas superiormente.
O Conselho Superior de Informações
- Aconselha e coadjuva o Primeiro-Ministro na coordenação dos Serviços de Informações;
- Pronuncia-se sobre assuntos das Informações submetidos pelo Primeiro-Ministro;
- Propõe a orientação das atividades a desenvolver pelos Serviços de Informações.
O Conselho Consultivo do SIRP
- Aconselha o Secretário-Geral do SIRP na tomada de decisões relativas ao exercício das suas competências.
O Conselho de Fiscalização
- Acompanha e fiscaliza a atividade dos Serviços de Informações e do Secretário-Geral, velando pelo cumprimento da Constituição e da Lei.
A Comissão de Fiscalização de Dados
- Fiscaliza a atividade dos centros de dados do SIS e do SIED, garantindo o respeito pelos Direitos, Liberdades e Garantias consagrados na Constituição e na Lei.