Técnico Superior de Apoio à Atividade de Informações – Gestão de Recursos Humanos
Texto de Introdução
							SIRP recruta para a carreira de Técnicos Superiores de Apoio à Atividade de Informações.						
					Categoria/Carreira Profissional
										Técnico Superior de Apoio à Atividade de Informações.							
						Referência
										RH25920							
						Perfil Funcional
										Especialistas na área de recursos humanos, um dos serviços estruturais para a atividade do SIRP.						
					Descrição da Função
										Desempenha funções estratégicas e operacionais na gestão integrada dos Recursos Humanos do SIRP. A sua atuação abrange o planeamento, execução e acompanhamento de processos relacionados com o recrutamento e seleção, SST, avaliação de desempenho e gestão de carreiras. Participa na definição de políticas e procedimentos que promovam a valorização dos recursos humanos, assegurando o cumprimento da legislação aplicável e das orientações internas. Presta apoio aos dirigentes em matérias de enquadramento jurídico-laboral, relatórios e planos de atividades e na produção de indicadores de gestão que apoiem a tomada de decisão. A sua intervenção contribui para a eficiência organizacional, a motivação dos funcionários e a construção de ambientes de trabalho mais equitativos, transparentes e orientados para o serviço público.						
					Requisitos Obrigatórios
- Ter nacionalidade portuguesa;
 - Ter idade superior ou igual a 21 anos e inferior a 41 anos;
 - Estar habilitado, no mínimo, com licenciatura;
 - E os restantes constantes no artigo 62.º da Lei n.º 9/2007, de 19 de fevereiro, na sua redação atual.
 
Requisitos Fundamentais
- Conhecimentos comprovados da legislação laboral e do regime jurídico da função pública (nomeadamente a LTFP, SIADAP, Código de Trabalho);
 - Domínio das ferramentas informáticas de uso comum, em especial Microsoft Office e plataformas de gestão de pessoal;
 - Bom domínio da língua inglesa;
 - Orientação para o serviço público;
 - Orientação para a segurança;
 - Sentido de responsabilidade, sigilo e ética profissional;
 
Requisitos Preferenciais
- Licenciatura, Mestrado ou grau superior nas áreas de:
- Gestão de Recursos Humanos;
 - Psicologia do Trabalho e das Organizações;
 - Sociologia;
 - Direito;
 - Administração Pública.
 
 - Experiência profissional prévia no desempenho de funções em gestão de carreiras, recrutamento e seleção;
 - Conhecimentos práticos de sistemas de gestão de RH;
 - Formação complementar em avaliação de desempenho, recrutamento e seleção;
 - Experiência ou formação em Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho;
 - Orientação para a mudança e inovação;
 - Orientação para a colaboração;
 - Orientação para os resultados;
 - Análise crítica e resolução de problemas;
 - Gestão do conhecimento;
 - Comunicação;
 - Iniciativa;
 - Organização planeamento e gestão de projetos.
 
Fim do prazo da receção de candidaturas
							2 de Dezembro de 2025